7.12.12

Concursos de beleza para crianças: você aprova?


Hoje vim falar de um assunto muito polêmico: a participação de crianças em concursos de moda. Já falamos aqui das Barbies Humanas, que chegam a extremos pra atingir um ideal de beleza. Também comentamos sobre crianças estilosas. O post de hoje é uma fusão desses dois. Muitas pessoas acham lindo, mas há muitos lados ruim de crianças se produzirem e se submeterem a procedimentos estéticos nesse nível. Confira e deixe sua opinião!

O que eu vou falar nesse post você pode claramente perceber no programa Pequenas Misses ("Toddlers and Tiaras" é o nome americano), do canal Discovery Home&Health. No programa, é mostrado além das passarelas dos concursos: mostram também todo o processo até chegar em meninas/mulheres embonecadas com sorrisos falsos nos rostos.


A maioria dessas meninas tem entre 2 e 10 anos. Apesar disso, fazem dietas, tratamentos faciais etc. A questão é: quanto da infância dessas meninas é roubada e até que ponto isso é saudável?

Muitas vezes as meninas reclamam de fome, sono e cansaço, reclamam que as fantasias incomodam e as mães... Simplesmente ignoram, ou pior: brigam com as meninas.



Muitas vezes a culpa do abuso é dos pais (principalmente das mães): Elas depositam suas expectativas e sonhos de infâncias em suas filhas, que veem como "eu não pude fazer isso então minha filha vai". Esses pais precisam ouvir suas filhas e saber se é isso que elas querem.

Quando a filha também quer, o concurso pode ser uma diversão e uma forma de unir a filha com os pais, mas a vontade da criança não pode ser desrespeitada.


Segundo Luciana, mãe de Ana Clara - 7 anos (vencedora do Mini Miss Brasil e Nations 2011), Ana escolhe seus vestidos e se diverte ensaiando em casa. "Nós sempre perguntamos se ela quer mesmo participar dos eventos em que é convidada. Algumas vezes ela não quis e nós respeitamos". Ela também fala que é fácil descobrir quem está em um concurso  por vontade própria e quem não está. "As meninas que desejam estar ali estão sempre juntas, brincando, enquanto esperam sua vez. Já as que foram forçadas por alguém ficam nos cantos, resistindo. Eu já vi até mãe gritando com a filha, pois ela se recusava a entrar na passarela"

Uma menina de 5 anos apareceu no programa "Pequenas Misses" com peitos falsos, maquiagem e peruca loira, numa tentativa (da mãe) de faze-la parecer Dolly Parton



Veja aqui um episódio de "Pequenas Misses"

Se ficou com preguiça de assistir os 45 minutos, veja o minuto 3:41, onde Kennedy, de 2 anos, reclama que quer ir pra casa e a mãe simplesmente ignora. Acontecem situações parecidas nos momentos 9:33, 11:08, e no momento 29:13, mosta as menininhas esperando 1h30mim por causa de um atraso da organização do concurso.

Em um momento do vídeo, uma mãe diz que com cabelo, maquiagem, inscrição no concurso e vestidos, ela gastou mais de U$1.000,00! Além disso, ela fala "decidi colocar minhas filhas em concursos porque eu acho elas lindas e quero mostrar para todos como elas são lindas!", o que prova que a maioria das mães não faz a competição para as filhas, mas sim para elas mesmas ganharem das outras mães.

SEM LIMITES:  Britney, de 8 anos, foi submetida a sessões de depilação e aplicação de botox (foto) pela própria mãe para ganhar um concurso de beleza. (Foto: reprodução/ABC)


Então, o que acham disso? Votem na enquete abaixo!




16 comentários :

  1. Sabe, eu acho que esses concursos como existem hoje são horríveis pras crianças, privam elas de uma infância saudável, privam elas de muitas coisas que uma criança normal tem, além disso, essa "beleza" que elas estão sujeitas fazem com que a fragilidade, a angelicalidade delas sumam. Na minha opinião os concursos poderiam ocorrer, no entanto deveriam respeitar as crianças, tudo deveria ser muito natural, afinal, as crianças não precisam de maquiagem pra ficarem lindas, não é?
    A propósito, adorei aqui, seguindo ;) se quiser passar no meu cantinho, eu vou adorar. Beijão
    http://vidaemmartee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! As crianças tem uma beleza natural que deve ser respeitada

      Beijos

      Excluir
  2. Acho que isso é errado. Quando se é criança, ela deve brincar, se sujar e aproveitar a infância, pq é uma coisa que não volta mais. Isso as meninas podem aproveitar quando forem adultas, não é?
    barbiecutegirls.blogspot.com
    Ótimo post! bjss...

    ResponderExcluir
  3. Minha opnião é diferente, pois acho que é legal sim e que se não abusar - como a mae da menina da última foto - pode ser algo muito divertido. Eu sempre assisto e tem meninas que fazem birra, por serem mimada e não por não gostarem.. Beijos!

    http://palaciodeideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem esse lado também. Na verdade acho que varia muito de menina pra menina, já que algumas podem até gostar.

      Beijos

      Excluir
  4. Essas crianças deveriam estar brincando, se algum dia elas quiserem se tornar modelos, elas terão muito tempo quando forem mais velhas e irão realmente se é o que gostam, crianças mudam de ideia o tempo todo, e não é legal tirar a melhor fase da vida delas. Beijos!

    Meia Página

    ResponderExcluir
  5. Oi isa, vim avisar que vc ganhou o joguinho lá do meu blog :)

    http://inspires7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não concordo!
    Acho que criança tem que brincar!

    Tudo bem fazer um comercial de vez em quando, mas o foco da criança é estudar e brincar.
    Não suporto ver crianças maquiadas, com jeito de adulto. Isso me revolta! rs

    Ótima semana,
    Beijos Mil.

    http://blog.estouroempalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais me irrita é criança falando e agindo igual adulto!

      Beijos

      Excluir
  7. Oie florr!! td bem??

    não sei se vc gosta, mas tem selinho pra vc lá no blog!!

    dá uma olhadinha!!bjos

    http://coresdesuzane.blogspot.com.br/2012/12/selinhos.html

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que seria legal essa história de concurso de beleza infantil se não prejudicasse tanto a infância dessas meninas.
    Seria interessante concursos infantis que julgassem a beleza por ela só, sem que essa pequenas meninas se submetam a tanta }"torturas" de beleza.
    Se o concurso fosse só pela diversão, e fosse levado em conta qual delas aguenta mais tempo pulando corda, ou pula mais alto, seria muito melhor.
    Por que os concursos infantis que acontecem hoje são só uma forma das mães diminuirem um pouco suas próprias frustrações as custas das filhas, e isso é um pecado tremendo sem contar que acaba virando um circulo vicioso.
    Esse assunto é realmente MUITO polêmico e muito longo, é muita coisa pra se discutir, né?!

    Fofinha, adorei seu blog, tá lindo!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, já daria para julgar a beleza natural delas!

      Obrigada :)

      Beijos

      Excluir
  9. Juro que odeio toda forma de manipulação de imagem infantil em prol de lucro, além do roubo da infância .. que é isso que todos os concursos de beleza infantil, e propagandas fazem. Maldita industria cultural ! HAHA

    http://www.asascontraaparede.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...