1.11.13

O estilo "Hipster"


Um termo que está sendo muito usado hoje em dia, principalmente pelos adolescentes e jovens, é o termo "hipster". Mas você sabe o que é isso? Será que você é um? Isso vamos descobrir agora.

Segundo o Wikipedia, hipster é "um grupo de pessoas pertencentes a um contexto social subcultural da classe média urbana". Ai, fiquei na mesma, Isa! Calma, vou explicar.


O termo foi inventado durante a era do jazz, inicialmente designando jovens brancos da classe média que queriam imitar o estilo de vida dos músicos de jazz negros. 
Agora, o termo serve para classificar um grupo de pessoas com idade (geralmente) entre 15 e 25 anos, da classe média, que combinam peças de roupa de estilo moderno e vintage, compondo um look original e determinando novas tendências alternativas.


Na verdade, a maioria das pessoas que se dizem hipsters de hoje não são realmente hipsters. Primeiro porque quem é hipster mesmo odeia esse termo. Na verdade, os verdadeiros hipsters contrariam alguns conceitos sociais, odeiam marcas populares (Hollister, Abercrombie, Nike, etc), adoram bandas e filmes totalmente desconhecidos e alternativos e frequentam brechós, feirinhas e museus.


Mas nos últimos anos, essa cultura voltou a tona e estão mais presentes que nunca no cenário urbano. Tudo que tocam, ouvem ou assistem acaba virando cool. A diferença é que o esteriótipo ficou moderno, e tudo ficou meio falso. Acabou que ser hipster agora é "too mainstream" (comum demais, o que eles odeiam), já que todos se dizem hipsters.



Mas como é o estilo dos hipsters? É tudo meio "acabei de acordar e coloquei qualquer roupa do armário". Cabelo bagunçado e roupas antigas, chapéu  e óculos (preferencialmente Wayfarer ou Clubmaster) compõe o look. Estampa xadrez, bigodes e casacos pesados também são parte dos looks. Você pode encontrar eles nas Starbucks e em lugares que lembram pubs britânicos (e no Instagram).



Bom, a verdade é que é meio difícil definir exatamente o estilo dos novos hipsters, já que alguns são mais moderninhos e outros são mais "das antigas". Além disso, eles misturam variadas culturas (hippie, indie, rock, punk, street).

Tem um Tumblr bem legal que ironiza alguns conceitos hipsters, chamado Hipster da Depressão. Vale dar uma olhadinha lá para umas boas risadas ;)

E aí, o que acharam? Alguém aí é hipster e não sabia? Hahaha. Tenho que confessar, eu tenho muito do estilo hipster na hora de me vestir, nas coisas que eu gosto e até mesmo na decoração do meu quarto (mas não me considero hipster)

4 comentários :

  1. Olá Pessoal,
    Meu nome é Lucélia Lourenço e sou estudante do último período do curso de Bacharelado em Moda pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em Belém do Pará.
    Peço a colaboração de vocês para o preenchimento de uma pesquisa que leva menos de cinco minutos de seu tempo e será utilizada para o meu Trabalho de Conclusão de Curso e posterior criação de uma coleção de roupas masculinas e femininas adaptadas para transporte e uso de dispositivos móveis pessoais.
    O questionário tem o objetivo principal de identificar as características e os hábitos de consumo da geração Z e será aplicado a jovens na faixa etária entre 12 e 19 anos.
    Preencha e ajude a divulgar esse trabalho entre os seus amigos que se encaixam neste perfil.
    Segue o link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1yFKUd8P2tJCr56e93my_ELSuxkQDsppph6BxphziOgk/viewform
    Muito obrigada
    Lucélia Lourenço
    moldelu@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi lá! Você pode nos mostrar o resultado quando ficar pronto, né?! Achei a ideia bem legal

      Beijos

      Excluir
  2. Amei o post e as imagens , as roupas são lindas mds :3
    Beijos Joyce de Oliveira
    http://joyce-deoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, né? Vontade de ter todas haha
      Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...