27.12.16

Dicas de decoração para o seu home office

Esse post é um Guest Post de Raiane Gonoli, Jornalista do blog Tudo Ela
size_960_16_9_trabalho2.png (960×640)

O home office já faz parte da rotina de trabalho de muitas pessoas, sejam elas trabalhadores autônomos ou funcionários que possuem horários flexíveis no ambiente de trabalho. Poder realizar suas tarefas sem sair de casa possui muitas vantagens, dentre as quais ter mais conforto, comodidade e menos gastos com transporte. Mas para que o nível de produtividade em um home office se mantenha o mesmo de um espaço unicamente dedicado ao trabalho, é preciso tomar algumas medidas de organização, dentre elas mobiliar e decorar o espaço de trabalho de maneira estratégica.

No seu escritório pessoal, existe a liberdade de escolher o estilo dos móveis de acordo com a sua personalidade, preferências estéticas e espaço disponível, mas essas escolhas também precisam levar em consideração fatores que aumentem e colaborem com a sua produtividade.

Confira algumas dicas de decoração para o seu home office que irão deixá-lo mais organizado e bonito:

Aposte no conforto


tumblr_m3zaqxDVfS1qcg4f2o1_500.jpg (490×336)

O principal ponto positivo de ter a liberdade de escolha no mobiliário do seu home office é poder optar por aquilo que ofereça mais conforto, ao invés de precisar habituar-se aos móveis do escritório da empresa. Para que você não se canse ou sinta necessidade de distrair-se durante o expediente, é preciso investir na montagem de um espaço que ofereça conforto sem distrações.
 
Uma cadeira ergonômica está entre os itens essenciais que proporcionam um expediente de trabalho home office produtivo e sem cansaço. Ainda que ela necessite de um investimento maior e não tenha uma aparência tão contemporânea e inovadora, as suas costas agradecerão a longo prazo.
 
Apoios para os pés são opcionais, mas podem oferecer um suporte extra que garantirá uma posição confortável durante o dia, o que ajuda a manter o foco na tarefa que está sendo realizada ao invés de gastá-lo tentando encontrar a melhor posição na cadeira.
 
A temperatura do seu home office também precisa ser amena em todas as estações, de maneira que o investimento em um aparelho de ar condicionado ou um climatizador para os dias de calor ou de frio mais intensos é algo a ser pensado. Poder aquecer o ambiente evita que no inverno você se sinta inclinado a usar cobertores para se aquecer e a possibilidade de resfriá-lo no verão evita suores incômodos que possam distrai-lo do trabalho.
 
Cores claras e iluminação para ampliar o ambiente


office-1.jpg (1600×1067) 


De maneira geral, os home offices sempre começam em espaços pequenos. Mas isso não significa que o seu local de trabalho em casa precisa ser um amontoado de coisas. Utilize móveis, paredes e decorações de cores claras para dar a sensação de ampliação de espaço e também de tranquilidade, permitindo um bom processo criativo e evitando distrações que cores mais cortes podem criar.

A iluminação também pode favorecer a ampliação do espaço e a criação de um local propício para a realização produtiva de tarefas sem distrações. Aproveite a iluminação natural do cômodo para distribuir os móveis de maneira estratégica e abuse do recurso de luminárias e lâmpadas de LED para compor a decoração do espaço.
 
Escolha os móveis de acordo com as possibilidades do espaço

1c2e9bd3e92087a5ecb822f1a4b21117.jpg (551×413)


Para que as funcionalidades do seu cômodo sejam aproveitadas ao máximo, é importante que você escolha o seu mobiliário de acordo com as possibilidades que ele oferece. Antes de adquirir qualquer mesa, cadeira, cômoda ou armário, tenha sempre em mãos as medidas do seu escritório para saber de antemão se um determinado objeto se encaixaria bem na dinâmica do seu home office.

Se é um cômodo estreito, escolher móveis retangulares e inteligentes, como um móvel que ocupe toda a extensão da parede e também sirva de mesa. Dessa forma, é possível utilizar o espaço de maneira otimizada e sem entulhar o seu cômodo com móveis desnecessários.

Se o seu home office é pequeno, aposte em utilitários retráteis, como mesas embutidas na parede e que possam ser montadas e desmontadas de acordo com a necessidade de uso.

Caso o espaço do seu escritório seja compartilhado com outro cômodo, aposte em móveis que possam ser utilizados em mais de uma função, como cadeiras e banquetas e mesas de tampo retrátil.

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença
 
home-office-7.jpg (668×495)

Espalhar ganchos autoadesivos pelo seu home office por ajudar a mantê-lo sempre arrumado, uma vez que você está criando novos espaços para pendurar objetos que normalmente ficam espalhados, como casacos, cachecóis, bolsas e fones de ouvido.
 
Ter um espaço para armazenar coisas pequenas, como canetas, papeis e notas autoadesivas garante que esses itens estarão sempre à mão em momentos de necessidade. Separar uma gaveta da sua mesa para este tipo de objeto garante um armazenamento discreto e de fácil acesso.
 
E se você é daqueles que sempre gosta de criar um lembrete para garantir a conclusão das tarefas, que tal apostar na criação de um espaço para este tipo de recado e ainda inclui-lo de forma inusitada na decoração? Um mural convencional funciona muito bem e pode ser enfeitado com o que você mais gostar, mas outro método que está ganhando muito espaço é pintar uma parte da parede com tinta preta fosca e criar uma parede com lousa na qual poderá fazer a suas anotações com giz e apagá-las depois, após ter concluído a tarefa.
 
Escolha equipamentos de trabalho de maneira estratégica

desktop-01.jpg (590×394)

Suas ferramentas de trabalho também ocuparão espaço no seu home office e farão parte dos itens mais utilizados. Por isso, é importante escolhê-los de maneira a ocuparem esse local da melhor maneira possível.
 
Os notebooks requerem menos espaço na mesa do que um desktop convencional, sendo mais fáceis de carregar para outro ambiente caso seja necessário. Escolher uma multifuncional compacta que possa ser armazenada em qualquer espaço é outra medida que fará diferença na ocupação do seu cômodo.
 
Mesas e tablets de desenho para profissionais da área do design também devem ter seu espaço próprio de armazenamento para otimizar o período de trabalho e facilitar a realização de tarefas durante o expediente.
 
Gostou das dicas?
 
Bjs ;*
 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...